O tabagismo é uma das principais causas de morte evitável em todo o mundo. Fumar cigarro expõe o corpo a mais de 7.000 substâncias químicas, das quais centenas são tóxicas e pelo menos 69 são cancerígenas.
Riscos causados pelo consumo de fumo
- O cigarro é a principal causa de câncer de pulmão e está associado a cânceres de boca, garganta, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo pel do útero.
- Fumar causa doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como bronquite crônica e enfisema.
- O tabagismo aumenta o risco de doenças cardíacas, derrame e hipertensão.
- Fumar pode reduzir a fertilidade em homens e mulheres, além de aumentar o risco de complicações na gravidez.
Cigarro eletrônico X Cigarro convencional
Não se engane, ambos causam dependência à nicotina. Tanto o cigarro eletrônico quanto o convencional possuem substâncias nocivas à saúde que podem causar câncer e doenças pulmonares fatais.
Proibição do cigarro eletrônico no Brasil
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de cigarros eletrônicos no Brasil por meio da Resolução RDC nº 855, de 23 de abril de 2024. As punições para quem descumprir essa resolução incluem multas pesadas e apreensão dos produtos.
Dicas para deixar de fumar
- Escolha uma data e prepare-se para parar de fumar
- Identifique os gatilhos e evite situações e atividades que associam ao ato de fumar
- Pratique atividade física para reduzir a vontade de fumar e melhorar o humor
- Procure um médico para que ele possa indicar gomas, pastilhas e adesivos que reduzem o desejo de fumar.
Fique ligado!
O SUS (Sistema Únicos de Saúde) oferece tratamento gratuito às pessoas que desejam parar de fumar. Após a avaliação clínica, o tratamento pode incluir medicamentos de uso oral, adesivos, pastilhas e gomas de mascar para realizar a terapia de recomposição de nicotina. Para mais informações sobre o programa, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.