Doar sangue é um ato de generosidade que pode fazer a diferença na vida de pessoas que passam por cirurgias, tratamento de doenças graves e outras emergências médicas.
O procedimento para doação é simples, rápido e seguro. O Cuidar Melhor separou as principais informações para que você possa ir ao hemocentro com tranquilidade e confiança.
Requisitos básicos para doação
- Pesar, no mínimo, 50kg
- Ter entre 16 e 69 anos
- Menores de idade deverão possuir consentimento legal do responsável
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem doado antes dos 60 anos
- Ter boas condições de saúde
Passo a passo da doação de sangue
- 1- Será realizado o seu registro na recepção do hemocentro, basta apresentar seu RG ou documento equivalente.
- 2- Uma triagem clínica será realizada com um questionário sobre a sua saúde, que deverá ser respondido de forma confidencial. Sua pressão será aferida, seu pulso e temperatura verificados e será examinada uma gota do seu sangue para avaliar se você possui reserva de glóbulos vermelhos suficientes para fazer uma doação.
- 3- Se você estiver apto, será encaminhado para a sala de doação, onde será realizada a coleta do seu sangue, com a presença de um profissional de saúde treinado para realizar o procedimento de forma correta e segura. Geralmente a coleta dura de 5 a 10 minutos.
- 4- Após realizar a doação, você irá descansar por 10 minutos e em receberá um lanche em outra sala.
O que acontece depois da doação?
- Seu sangue será submetido a testes e exames
- Você poderá acessar os resultados os exames e receber a sua carteirinha de doador, verifique a forma de recebimento com o hemocentro escolhido
- O sangue doado poderá salvar até quatro vidas