Cuidados necessários para manter a saúde renal
Na segunda quinta-feira do mês de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. A data instituída pela ISN (Sociedade Internacional de Nefrologia) tem como objetivo a prevenção e a conscientização sobre o aumento das doenças renais no mundo todo.
- Estima-se que mais de dez milhões de pessoas tenham doença renal crônica no Brasil
- 7,2% é a prevalência da doença renal crônica no mundo para pessoas acima de 30 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia
- Nas pessoas acima de 64 anos a prevalência é de 28% a 46%
Função dos rins
Os rins têm a função de filtrar o sangue para eliminar as impurezas e toxinas do corpo. Eles também liberam hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue, além de ativar a vitamina D que mantém a saúde dos ossos.
Principais doenças renais
- Insuficiência renal
- Câncer renal
- Infecção renal
- Cálculos renais
Você sabia?
Diabetes, hipertensão arterial e obesidade são doenças que afetam os rins e podem levar à perda da função renal. Hábitos como o tabagismo e o uso de medicamentos em excesso também são prejudiciais à saúde dos rins.
8 sintomas que são sinais de alerta para a saúde dos rins
- Dor lombar
- Enjoo e vomito
- Cansaço e fraqueza
- Corpo inchado
- Anemia
- Presença de sangue na urina
- Urina com espuma
- Aumento do volume ou ausência de urina
Prevenção
Pessoas com diagnóstico de diabetes, hipertensão, obesidade, histórico familiar de doença renal e cardiovascular devem redobrar os cuidados.
Alguns hábitos simples são fundamentais para manter a saúde dos rins como: atividade física regular, alimentação saudável, consumir bastante água, não fumar e em hipótese alguma tomar medicação sem prescrição médica.
Fique atento!
Quando se trata de saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho. Consulte seu médico regularmente e faça exames preventivos.