
A prevenção continua sendo o melhor caminho
Comemorado em 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer busca conscientizar sobre a prevenção e o impacto da doença, que causa milhões de mortes anualmente em todo o mundo.
Causas da doença
O câncer tem causas externas e internas; fatores ambientais, genéticos e de estilo de vida influenciam o risco. Por volta de 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a fatores externos como estilo de vida e mudanças no meio ambiente provocadas pelo homem.
Cânceres mais comuns no mundo
Os tipos mais frequentes globalmente são câncer de pulmão, mama, próstata, colorretal e estômago, com o de pulmão sendo o mais letal.
Cânceres mais comuns no Brasil
No Brasil, os mais incidentes são câncer de pele não melanoma, mama, próstata, pulmão e colorretal. Os mais letais são os de pulmão e fígado.
8 hábitos que ajudam a prevenir o câncer
- Não fumar
- Manter peso saudável
- Alimentar-se de forma saudável
- Evitar consumo excessivo de álcool
- Praticar exercícios regularmente
- Usar protetor solar diariamente
- Vacinar-se contra hepatite B
- Imunizar meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos contra o HPV
Exames preventivos
Consultas regulares ao médico servem como prevenção de vários tipos de doença.
O profissional da saúde saberá indicar o exame correto de acordo com a necessidade de cada paciente.
Para mulheres entre 25 e 64 anos é importante a realização do exame do colo do útero. O exame das mamas é indicado de acordo com a idade e necessidade da paciente. Para os homens pode ser indicado o PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal, a necessidade desses e de outros exames é avaliada pelo médico.
Cuide da sua saúde!
Consultas regulares e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. Procure seu médico e mantenha os exames preventivos em dia!