O mosquito é pequeno, mas o estrago pode ser grande. A Dengue é apenas uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, responsável também pela transmissão da Zica e Chikungunya.
Em menos de seis meses o Brasil dobrou o número de mortes por dengue do ano passado, saindo de 256 durante todo o ano de 2021 para 585 óbito de janeiro a 20 de junho de 2022.
Saiba mais sobre a dengue
A dengue é uma doença febril aguda que pode se manifestar de forma mais branda ou grave, dependendo de alguns fatores como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e comorbidades do paciente.
Sintomas mais comuns
- Febre
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Náusea
Sinal de alerta
O aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, sangramentos pelo nariz e gengiva, vômitos persistentes e dor abdominal intensa, podem ser um sinal de dengue hemorrágica. É importante que o paciente procure ajuda médica imediatamente, caso tenha esses sintomas.
Como combater o aedes aegypt na sua casa
- Verifique se sua caixa d’agua está bem tampada
- Recolha e acondicione todo lixo do quintal
- Coloque areia nos pratos de plantas
- Mantenha as calhas limpas
- Cubra bem reservatórios de água e cisternas
- Não esqueça de limpar a bandeja externa da geladeira
- Mantenha sempre limpa e guarde as vasilhas dos animais de estimação Deixe as lixeiras bem tampadas
Reforce a prevenção
Nem sempre conseguimos impedir a proliferação dos mosquitos, por isso é importante tomar alguns cuidados adicionais. Se possível, cubra a maior parte do corpo com roupas claras, utilize repelentes e coloque telas nas portas e janelas.
Não dê chance ao mosquito!
A limpeza deve ser realizada em todos os ambientes e não apenas na sua casa. Fique atento aos focos de água parada na escola, trabalho e nos demais locais que você frequenta.