Prevenção, vacina e teste
No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais. Instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a data tem como objetivo conscientização e eliminação da doença.
Saiba mais sobre a hepatite
A hepatite é uma inflamação que atinge fígado. Ela pode ser causada por vírus, uso de medicamentos em excesso, álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Tipos de hepatite e transmissão
Tipo A: é transmitida por contato com a pessoa portadora da doença, pela água ou alimentos contaminados. Saneamento básico e bons hábitos de higiene são fatores essenciais para prevenir a doença.
Tipo B e C: são transmitidas por meio de sangue, secreções e outros fluídos corporais. Para prevenir a doença é importante utilizar preservativos durante as relações sexuais e não compartilhar objetos perfurocortantes.
Hepatite D: também se assemelha com a hepatite B, a contaminação acontece da mesma forma e os cuidados para prevenir a doença são os mesmos. A diferença é que pode haver contaminação simultânea com o vírus D e B.
Hepatite E: é uma doença muito rara no Brasil e comum nos continentes africano e asiático. Sua contaminação também ocorre pela água e alimentos contaminados. Nada melhor que bons hábitos de higiene e saneamento básico para prevenir a Hepatite E.
6 sintomas mais comuns da doença
- Cansaço
- Febre
- Mal-estar
- Náusea e dor abdominal
- Olhos amarelados
- Urina escura e fezes Claras.
Vacina
A vacina é a melhor forma de prevenção das hepatites A e B. As doses estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde.
Fique atento!
A hepatite pode ser uma doença silenciosa, nem sempre as pessoas contaminadas apresentam sintomas. Se você esteve em risco ou se expôs ao vírus, procure ajuda médica para que possa realizar o teste e, caso necessário, iniciar o tratamento contra o vírus.