O Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 17 de novembro, foi instituído no Brasil para destacar a importância da prevenção e tratamento da doença.
A média no Brasil são de aproximadamente 70 mil novos casos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença, anualmente.
O que é tuberculose?
A tuberculose é uma doença transmitida por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como rins, olhos e ossos.
Prevenção
A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacina BCG. O imunizante é oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e protege contra as formas mais graves da doença.
Transmissão
A transmissão ocorre via gotículas de saliva eliminadas pela fala, tosse e espirro. É importante lembrar que a tuberculose não é transmitida por objetos compartilhados, pois os bacilos que se depositam em tecidos, talheres e louças se dispersam em aerossóis.
Sintomas
- Tosse por 4 semanas ou mais
- Febre, geralmente no período da tarde
- Sudorese noturna
- Fraqueza
- Perda de peso
Diagnóstico
O diagnóstico da tuberculose é realizado por meio de exames laboratoriais. Exames complementares como raio-x do tórax e tomografia podem ser solicitados pelo médico.
Tratamento
O tratamento da doença é realizado com o uso de antibióticos, tem duração de seis meses e é oferecido gratuitamente pelo SUS. Se realizar o tratamento corretamente o paciente garante 100% de cura.
Fique atento!
Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maior são as chances de cura e de evitar complicações da doença. Caso apresente algum dos sintomas da tuberculose, procure um médico e siga as orientações do profissional.